quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Orixá Ori

Por Bàbá Alex Tì Àyrá

Ori 

Ori o mais importante entre todos os Orixás.O culto aos orixás está diretamente ligado ao nosso Orí, que é o guia certo ou incerto de nosso destino. Nosso Ori por si só, já nos traz as soluções que em meio a tantas aflições buscamos respostas.Todos nós temos em Ori a força(ou ajuda) necessária para que possamos encontrar as respostas que procuramos em nossas vidas. Ori é o que nos dá a oportunidade de fazer nossas escolhas mesmo antes de nosso Orixá.Àjàlá recebeu de Oludumaré a missão de modelar o Orí (cabeça) de todas as pessoas. Àjàlá é tambem responsável pela criação física dos homens(corpo), e sua cabeça(onde vive Orí). Àjàlá com sua tarefa de misturar ao barro folhas,frutas,minérios,e outros materiais formando assim o corpo de cada pessoa e seu Orí. O resultado desta mistura dá a cada um seu destino e seus ewós ( proibições ). Orí portanto, é a parte pessoal da existência de cada um. Àjàlá tira o barro de um lugar chamado Iporí onde se encontra a herança de cada um, e em particular de seus pais. Assim Orí se torna um componente de antepassados onde requer que as pessoas venerem sua ancestralidade. O que é compreendido sobre o papel que ORI desempenha na vida de cada homem esta ligado à crença na predestinação - na aceitação do destino e isso depende do entendimento da pessoa que o recebe no mesmo momento em que escolhe livremente o ORI com que vai vir para a terra, pois, antes do nascimento temos nosso encontro em Òrun ( Céu ) com Àjàlá e Orumilá onde recebemos nossa missão. Ao escolhermos uma cabeça, estamos também escolhendo o nosso Odu (destino) que rege nossa vida durante a permanência no aiyê (terra). Só Àjàlá e Orumilá conhecem o Odu de cada um, e ele se apresenta através do jogo, onde também nos é apresentado o Orixá. 
Todos os orixás tem ligação com Ori, e todas pessoa iniciadas no culto ou devoto tem de reverenciar a Ori. Se observarmos a palavra ORIXÁ: Ori= cabeça, Xá =força,e a junção de nosso Ori com força de nosso orixá.Em forma de respeito devemos reverenciar o primeiro orixá que é Ori.
Em nosso nascimento a cabeça fisica ou Ori Ode vem primeiro enquanto o resto do corpo a segue,o que salienta ainda mais sua relação com Ori-Inu, que também é o primeiro a ser criado, e que determina o destino do homem na terra.
De acordo com um dos Itans(historias) do Odú Ogunda Meji, OLODÙMÀRÉ pediu que ORUNMILÁ reunisse todos os orixás.Com a ideia de saber qual seria o maior entre eles.
E pergutou a cada um deles quem acompanharia seus filhos em uma viagem pelo oceano sem abandona-los. XANGÔ( orixá do trovão) o mais corajoso, respondeu que ele iria com seus filhos para qualquer lugar sem olhar para tras.
ORUMILA exortou a XANGO que está não era a resposta correta, e assim fez com todos os outros orixás de Exu á Oxalá que disseram a mesma coisa, então ORUMILÁ convenceu que todos estavam errados. Os orixás imploraram á ele para revelar a resposta certa, a qual ORUMILÁ falou-lhes que somente Ori a divindade pessoal de cada um, pode nos acompanhar a qualquer lugar do mundo sem voltar atras..
E assim ficou determinado que Ori é quem acompanha seus filhos, mesmo quando o orixa não possa se fazer presente. Se tornando o mais importante entre todos os orixás.
ORI é o orixá pessoal de cada um, com toda a sua grandeza ORI é o primeiro orixá a ser louvado. É aquele que guia, acompanha e ajuda seus filhos desde de òrun, durante toda a sua vida em aiye e após a sua morte, reverenciando sua caminhada.

ORI ODÉ

Cabeça externa é o físico(crânio,cérebro,
sistema nervoso central, olhos, ouvidos,nariz e a boca) e também pela personalidade e intelecto que resultará da interação daquele corpo.Ori Ode é o que se presta para o suporte das obrigações iniciaticas aos cultos (bori etc). Orí Òde é, além da cabeça física, a nossa pessoa como nós a conhecemos e como os outros a conhecem. Ori Ode é a cabeça propriamente dita,ou filosoficamente a materia.Ela é mortal em oposição ao o Ori Inu,que foi criado por AJALÁ,um antigo que segue as ordens de OLUDUMARÉ.

ORÍ INÚ

É a essência da personalidade do homem, é a nossa alma. Ori Inu é o ser interior, espirutual do homem, e ,é imortal. 
Assim sabemos que nossa divindade pessoal é Orí Inú responsável pelo nosso destino e felicidade. Em nosso Orí INÚ reside o nosso Odú (destino) e somente através de Orí e ODÚ podemos transformar o nosso destino. 
Ori INÚ ainda se divide:
Orí APÉPÉ - é o caminho predestinado, onde OLODUMARÉ entrega a cada pessoa sua missão e destino,isto é :ÀKÚNLÈYÀN, ÀKÚNLÈGBÁ, e
ÀYÀNMÓ.
ÀKÚNLÈYÀN-é o que se refere a nossas escolhas, nossas vontades, enfim, o que nos leva ao livre arbítrio.
ÀKÚNLÈGBÁ-quem nos impulsiona a respeitar o nosso próprio eu. Ele é o complemento de ÀKÚNLÈYÀN.
ÀYÀNMÓ-é tudo aquilo que jamais poderá ser modificado, as nossas ancestralidades, nossos pais, sexo e karma.
APARÍ INÚ-nossa personalidade divina, é a essência que podemos chamar de Orí Inú e que através do desenvolvimento chegamos a nosso ÌWÀ PÈLÉ.

ÌWÀ PÈLÉ-significa (caráter reto, honesto e puro) é o que conduzirá Orí Inú até o Òrun RERE (plano espiritual dos Orixás) em caráter definitivo.

Ori pode modificar a vida do homem, á ele foi dado o poder de mudar o que ninguém mais pode mudar. Como é citado abaixo: 
Oriki
”ORI LO NDA ENI 
ESI ONDAYE ORISA LO NPA ENI DA 
O NPA ORISA DA 
ORISA LO PA NIDA 
BI ISU WON SUN 
AYÉ MA PA TEMI DA 
KI ORI MI MA SE ORI 
KI ORI MI MA GBA ABODI” 

TRADUÇÃO 

“ORI é o criador de todas as coisas 
ORI é que faz tudo acontecer, antes da vida começar 
É ORIXA que pode mudar o homem 
Ninguém consegue mudar ORIXA 
ORIXA que muda a vida do homem como inhame assado 
AYE, não mude o meu destino 
Para que o meu ORI não deixe que as pessoas me desrespeitem 
Que o meu ORI não me deixe ser desrespeitado por ninguém 
Meu ORI, não aceite o mal.”

Há pessoas que enfrentam uma série de dificuldades em sua vida resultado de ações negativas ou atos contrários, não conseguem entender o motivo pelo qual estão atravessando por esse tipo de adversidade. Ori é capaz de cuidar do homem e garantir que o mesmo não pereça, e o auxilia em questões familiares, afetivas em geral.
Esta é a razão pela qual o bori forma de louvação e fortalecimento do Ori é utilizada em nossa religião. Isso é feito para que a pessoa se encontre e obtenha melhoras em sua vida, esta força interior de que falamos, seja para enfrentar situações indesejadas, seja para amenizar conflitos internos tendo assim força para alcançar seus objetivos.
Os atos de Bori tem como objetivo alcançar as necessidades de cada Ori, existem vários tipos de cerimônias de Bori tais como:
Bori de prosperidade, bori branco, bori eje, bori de iniciação, bori de apaziguação.O bori em que é louvada a vida como o primeiro de tudo,o ritual do bori assegura nosso Orí perpetuando o axé(força)sagrada individual de cada pessoa.
O ritual do bori é muito importante pois é Orí que está sendo reverenciado nesse momento, Orí é um orixá,e se comporta como tal, inclusive fala nas práticas divinatórias. Em nosso Orí vive nosso orixá que é assentado ou feito. Possui toda personalidade do sucesso ou do fracasso, de tudo o que é de bom ou ruim. Daí a razão do fortalecimento. O bori é sempre a primeira obrigação a ser dada ao consulente antes de qualquer coisa que se faça ao orixá, ele está atrelado ao Ori, sendo uma divindade que têm o objetivo de servir apenas a uma pessoa (é individual), já os demais orixás não têm a mesma eficiência por si só, pois estão a serviço de toda a humanidade.
Através do ato de Bori aperfeiçoamos nosso espiritual, e podemos desfrutar cada vez mais da paz mental em todas as ocasiões removendo as impurezas do nosso eu, e transformando todas as emoções perturbadoras como as angustias, frustrações e tristezas em equilíbrio emocional, potencializando a vontade de superar os obstáculos em nossas vidas. 

“Ori mi
Mo ke pe ô
Ori mi
A pe je 
Ori mi
Wa je mi o 
Ki ndi olowo o
Ki ndi olola
Ki ndi eni a pe sin 
Laye 
O ori mi 
Lori a jiki
Ori mi lori a ji yo mo laye”
Tradução 
Meu Ori
Eu grito chamando por você
Meu Ori,
Me responda 
Meu Ori,
Vem me atender
Para que eu seja uma pessoa rica e próspera
Para que eu seja uma pessoa a quem todos respeitem
Oh, meu Ori!
A ser louvado pela manhã
“Que todos encontrem alegria comigo”

Sem darmos força a nosso Ori, este não pode fazer nada de novo.A quietude e paz para resolver todos os problemas que se apresentam na vida provem dele. É necessário pensar de uma maneira completamente nova. Isto só é possível tendo a ajuda de Ori.
Orixá Ori é o guardião de cada existência humana. Nos cultos yorubás, a força que movimenta a vida,está ligada aos elementos ARA, OKAN, OJIJI, EMI.

ARA- sua denominação segundo a filosofia religiosa yorubana ele é o corpo humano, instrumento ou templo dos demais componentes, nosso corpo fisico que é comandado por Ori, pensamentos que determinam nosso estado emocional e físico criamos hábitos, sensações, condições e praticamente somos reflexo de idéias e ações.

OKAN- o seu significado é o nosso coração, órgão de centralização físico e espiritual. Onde se encontram sentimentos positivos e negativos, é o elemento que desperta em nós a realidade de que somos seres pensantes que ama, sente e que transcende a matéria.

OJIJI- nas crenças dos yorubás é nossa alma, elemento fundamental no progresso evolutivo da essência espiritual, responsável pelo desenvolvimento da criação do caráter de dentro pra fora.

EMI- os yorubás acreditam que ÒLÒDÙMARÉ no processo de criação do mundo deu ao homem um sopro divino e que através deste o concedeu a vida. EMI está associado a respiração, o ar que respiramos força vital para nossa existência.
Quando o homem morre, diz-se que seu EMI partiu.

É o Ori quem nos dá a capacidade de mudar nossa realidade e nos concede força para que tenhamos controle sobre nossos desejos, dando ao homem conhecimento de seu potencial físico, mental e espiritual.É ele quem nos mostra a necessidade de harmonizar a busca de nosso ser, com a nossa missão na terra. 


Um comentário:

  1. adorei as explicaçoes pois fiquei mais de 15 anos em uma casa que nao aprendi quase nada sobre a religiao e tambem nunca foi feito nadar para mim neste sentido como faz pouco tempo que sai e minha vida esta em desoedem vou rezar um pouco para ORI para começar meu novos e prosperos caminhos axe

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