quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Natureza.


O candomblé   ainda nos dias  de hoje  no Brasil, busca  preservar  sua  hierarquia  religiosa e cultural,   mesmo  após séculos de opressão,  luta  por  um espaço, de  respeito e valorização do culto afro brasileiro. Mas  não podemos deixar de se conscientizar da importância da preservação da natureza. A educação ambiental é primordial a todos os seguidores  do culto aos Orixás.
Olodumaré criador de todos os Orixás, deuses que receberam o poder de governar o mundo e todos os elementos da natureza. Essa  divisão , determinou a cada Orixá  sua regência , tais como: água , terra, fogo e ar.  Quando cultuamos estes   deuses,  estamos  reverenciando as  forças  da natureza, tornando  uma   única  energia.
Os rituais no candomblé estão ligados a nossa fauna e flora, por meio de folhas e banhos com água de cachoeiras,rios, mares e florestas. Ou seja, sem a natureza não existem os Orixás.
A água é um bem precioso em todas as mitologias, são moradas de divindades, os rios, lagos, mares e cachoeiras são o caminho direto no culto ioruba das grandes Yabas (.Nanã, Osún, Yemonjá e Ewá).
Nana uma das yabás mais velhas e respeitada, deusa da sua própria junção, água e terra, formando lama, lodo,pântano sua principal morada e regência. Nanã é o encantamento da própria morte. Seus cânticos são súplicas para que leve Iku (a morte) para longe é quem  permite que a vida seja mantida.
Osún em algumas religiões africanas é considerada a deusa da água doce, rios, cachoeiras, da água potável. É considerada a Mãe, regente da maternidade.
Yemonjá deusa do mar, senhora das águas salinas de nosso ecossistema aquático, é a senhora dos oceanos,que traz proteção a todos aqueles que por suas águas navegam, abençoando com abundância a pesca para a sobrevivência dos que dela vivem.
A nossa terra é o completo conjunto de unidades  ecológicas  que funcionam como um sistema natural, nosso solo, rochas, atmosfera e vegetação. Na cultura afro brasileira existem vários Orixás com ligação direta e indireta com a terra, for mando um conjuntos de elementos ligados a nosso solo terrestre. (Esú, Onilé, Obaluaie, Omolu, Odé, Oxossi, Otin, Ossain).
Esú o primeiro Orixá a pisar na terra, é o principio da força da natureza, da concepção global da existência dos seres humanos, o senhor da comunicação designado a levar aos pés de Olodumaré os pedidos da humanidade. Orixá fundamental para o desenvolvimento da religião, pois, é o princípio dinâmico da comunicação do oráculo de Ifá.
Onilé a dona da terra, que representa nosso planeta como um todo, em nossa vida, está intimamente ligada a todos os elemento que a natureza nos oferece: ar, água, terra, minerais, planta, animais.
Obaluaie e Omolu os Orixás ligados diretamente a terra (Ayiê), Tem, também, ligação com o sol as árvores e com os espíritos que habitam na terra. São Orixás extremamente respeitados, dentro dos rituais do Candomblé. Todos o temem, por enviar as doenças, muitas vezes, como castigo ou como desíg nios divinos para uma renovação da vida. Da mesma forma que eles trazem as enfermidades, nos trazem a cura para elas que se dá através das inúmeras ervas extraídas da terra daí a importância da preservação de nossa flora, nossa terra é viva como cada um de nós; nasceu, está vivendo, ficará doente e morrerá . É necessário que saibamos que morreremos antes dela.
Odé e Oxossi e Otin senhores da floresta e caçadores, deuses da natureza e de todos os seres que nela habitam, Orixás da fartura e da riqueza. A preservação da fauna é de grande importância, para culto desses Orixás eles estão ligados diretamente a Biodiversidade a diversidade da natureza viva. A perda da biodiversidade da fauna é atribuída à devastação dos habitats naturais e agravada por práticas como a caça e o tráfico de animais.
A conscientização de todos os seguidores do culto candomblé é indispensável, pois quando todos podem achar que as forças desses Orixás está em seus templos, não estão, suas forças e regências moram dentro de nossa natureza.
Ossain o dono das folhas de raízes e cascas. É ele que preserva as plantas, e os segredos das ervas medicinais, usadas no culto afro brasileiro para fins curativos e ritualísticos. Sua importância é tão fundamental, que nenhuma cerimônia pode ser feita sem a sua presença no candomblé. Kó si ewé, kó sí Orixá ou seja, sem folhas não há Orixá.
Segundo alguns mitos foram espalhadas as folhas de Ossain, com um forte vento, fazendo com que este senhorcompartilha-se sua folhas com todos os Orixás, essa partilha deu a cada Orixá sua ligação direta com nossa vegetação.
O poder e axé de todos os Orixás, estão nas forças da natureza, e nem todos esses deuses afros, foram citados nesta materia, apenas alguns deles, para conscientizar a todos os adeptos do candomblé e simpatizantes, a importância da preservação de nosso meio ambiente. A  decisão de  proteger  os  ambientes  naturais  e  controlar  a poluição de uma forma geral, não está  apenas nas mãos dos políticos e grandes industriais. Está sobre tudo  na  rotina  diária de cada cidadão  comum do nosso planeta.

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